Rede Social

Em breve! Aguarde...

Login do usuário

Legislativo celebra 15 anos de fundação da ABENFO-CE

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na quinta-feira, 5, sessão solene em alusão aos 15 anos da Associação Brasileira de Obstetrizes, Enfermeiros Obstetras e Neonatais, secção Ceará (ABENFO-CE), proposição da vereadora Toinha Rocha (PSOL). A solenidade, que aconteceu plenário Fausto Arruda, evidenciou a contribuição da instituição na capacitação de profissionais e na luta pela humanização do parto.

Toinha Rocha enfatizou a importância do momento para a Câmara Municipal de Fortaleza, que reconhece o trabalho da ABENFO no fortalecimento da categoria. “Hoje estamos aqui para fazermos uma justa homenagem à seção Ceará da ABENFO, por seus 15 anos de luta. Lutas que não se resumem às demandas por melhores condições de trabalho e formação, mas contribuir decisivamente para a elaboração e efetivação de políticas públicas voltadas à humanização do parto”, enfatizou a parlamentar.

Como legítima representante da categoria, a ABENFO tem como missão institucional e fundamental o compromisso social com a melhoria das condições de saúde da mulher e dos recém-nascidos, congregando esforços multiprofissionais e multisetoriais, na defesa dos direitos de cidadania assegurados na Constituição Federal. A ABENFO-CE procura estabelecer um processo de integração e interrelação, prioritariamente, com a sociedade, as autoridades governamentais em todas as instâncias, as entidades de classe locais, como a ABEn-Ce, o COREN0CE e Sindicato dos Enfermeiros, as escolas de enfermagem e as universidades.

A presidente da Associação, Karla de Abreu Peixoto Moreira, agradeceu à Câmara de Fortaleza pela homenagem, ressaltando a alegria de vivenciar o reconhecimento da sociedade fortalezense. “Estamos no auge de nossa adolescência enquanto associação, com 15 anos de persistência, perseverança com foco no bem-estar materno e neonatal”, destacou. Karla de Abreu Peixoto Moreira enfatizou os desafios enfrentados na humanização do parto e na afirmação da profissão de enfermeiro obstetra no Programa Saúde da Família (PSF). “Os desafios não são poucos, nos deparamos com alarmantes índices de mortalidade materna e com números elevados de cesarianas desnecessárias que ultrapassam ao preconizado pela OMS”, apontou.

Na ocasião a fundadora da Associação, professora Lígia Barros Costa recebeu o certificado de menção honrosa das mãos da atual presidente da ABENFO, Karla de Abreu Peixoto Moreira. A solenidade contou com representantes da Associação Brasileira de Enfermagem, a enfermeira Léa Dias; do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará – Coren, enfermeiro Ricardo Costa de Siqueira.

Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza

Parceiros

Associação Brasileira de Enfermagem Seção Ceará - ABEnConselho Regional de Enfermagem do Ceará - Coren - CE

Universidade Federal do Ceará - UFCMãe do CorpoFametro

Enquete

Como você conheceu a ABENFO Ceará?: